quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mais uma vez...

... o malogrado tema da morte...
Desta vez não tão próxima.

Somos aquilo que fazemos, aquilo que dizemos, aquilo que comemos... a nossa conduta de vida vai definir a nossa vida após a morte... não falo de vida vida, mas da memória fica... essa acaba por ser uma espécie de prolongamento da vida.

Quando alguém morre, existe sempre a tendência de dizer "coitadinho/a, era tão boa pessoa...". Mas nem sempre é assim! Nem sempre aquele que morre foi boa pessoa em vida! Existem salvaguardas: "Pois, mas era mauzinho... olhe, acaba como os outros", ou: "de que é que valeu tanta maldade?" e por aí fora, um oceano de frases feitas, sempre com diminuitivozinhos e muitas branduras...

O que é facto é que a nossa definição de vida é que vai definir a nossa "vida depois da morte"!

Hoje netos enterram a avó, penso que quase uma 2ª mãe... choram aquela avó de quem trataram nos últimos meses, quase como se fosse um bebé... uma troca de papéis, ao fim ao cabo... mas aqueles que um dia nos trocaram a fralda também merecem que nós, num acto de pura bondade, humanismo e amor, lhes façamos o mesmo...

A saudade que fica, a dor que se sente é fruto daquilo que a pessoa que partiu nos fez, da forma como nos tratou, como nos acarinhou, como nos tocou... é isso que a faz viver depois da morte! Para mim a "alma" é isso mesmo! É a memória, a lembrança, o carinho... e para não deixar a "alma" morrer, é preciso contar estórias sobre ela, não a deixar cair no esquecimento, brindar, continuar a falar e nunca, NUNCA esquecer!

Infelizmente tenho assistido a muitas mortes, felizmente a maior parte não me são próximas, mas lá chegará o dia... Tudo isto tem-me feito pensar muito, tento arranjar uma explicação, procuro respostas para as minhas perguntas... sei que muitas das minhas teorias acabam por não fazer sentido, mas menos me faz a existência de um ser omnipotente e omnipresente... ou pelo menos não como me deram a conhecer...

Algum dia teremos consciência do que é, realmente, a morte? Talvez quando morrermos...

Sem comentários:

Enviar um comentário