quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diálogo logo pela manhã

pessoa - "Bonjour! Parle francais?"
eu - (SOCORRO!!!!) "non..."
pessoa - "Un petit peu?" (nem sei se é assim que se escreve...)
eu -  "aaah... trés petit"
pessoa - "Ah! Je voulez imprimir une chose" (perdão a quem sabe francês...!!!)
eu - Sim, claro!!!!! (Feliz!) Je ne parle pas français, mè je comprende!" (isto dito num francês perfeito, que faz com que o homem fique a olhar para mim com cara de parvo...)

- problema resolvido!!!! -

A verdade é esta:
eu ODEIO francês... nunca me esforcei e sempre aprendi aquilo que seria necessário para passar de ano... só tive francês do 7º ao 9º ano... no 10º, optei pelo alemão, língua que venero! Percebo quase tudo o que os franceses dizem, apesar de não o admitir, muito graças aos 8 anos de latim que tive ao longo da minha vida (3 no secundário, 5 na faculdade... um calcanhar de Aquiles...) e que me fez ter uma incrível percepção linguística...
A frase que melhor sei em francês é mesmo: je ne parle pas français! Dita sempre com uma pronúncia fantástica...

O homem acabou de me dizer "Merci", e eu sorri... a ignorância é tanta que nem sei se diga "rien"...

... entretanto, capitis dolor...!

Sem comentários:

Enviar um comentário