sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mundo às avessas

Onde está o mundo puro e casto de Adão e Eva, antes da serpente?
Nunca existiu... cada vez me convenço mais que nós não existimos para fazer o bem, mas para lixar o parceiro a toda a força! E ganha quem conseguir fazê-lo com maior prejuízo para o parceiro, e tem bónus se enriquecer à custa de outros!

Essa coisa de "fazer o bem" é-nos implantada na mente algures durante a infância, e fica na nossa consciência praticá-lo, ou não! Há quem se sinta bem por fazê-lo, eu incluo-me neste grupo, há quem se sinta bem em  contrariá-lo e ainda há quem, simplesmente, o ignore, vivendo única e exclusivamente para dentro do seu próprio mundinho.

Oras, vistas as coisas deste prisma, quem está bem? Quem está correcto?

A minha consciência diz-me que devemos, sempre, ajudar o próximo, desde que isso não nos prejudique e mesmo que nos prejudique um bocadinho, não faz mal, temos é de ajudar o próximo! Mas não vejo isto à minha volta... pelo contrário... chegamos a um ponto em que é cada um por si, e se lixarmos o próximo, com ou sem benefícios para nós! Interessa é sobreviver!

Eu não sou indiferente às coisas... preocupa-me a herança que os senhores governo estão a deixar ao meus filhos, preocupa-me o planeta que estamos a deixar aos meus filhos e netos, preocupa-me a fome, a morte, a doença, a injustiça social, nada disto me passa ao lado... muitas vezes fecho os olhos para não ver com atenção, mas cada ano que passa me vou sentindo mais revoltada e, consequentemente, mais activa em defender aquilo que acredito!

Sinto mesmo que, e falando do bicho "pessoa", "ser humano", cada vez mais vontade de chamar vacas às vacas e touros aos touros! Apetece-me começar a colocar o respeito de lado, com um esforço descomunal, e passar a tratar as pessoas como realmente merecem!

E com a crise que se aproxima, sim, porque aquilo que temos andado a viver não é nada comparado com o que 2011 e muito provavelmente 2012 nos vai trazer, começo a pensar que não tenho nada a perder! Nem o emprego está seguro, apesar de ser FP, que perco eu em tratar as pessoas como merecem? Nada! Absolutamente NADA! E posso até nem ganhar nada também, mas como já nem faço contas em "ganhar", penso é que nada perco!

Começa a ser altura de ir esboçando umas decisões para o próximo ano, para além da de não desperdiçar dinheiro em nada que não seja realmente necessário, e esta vai ser uma das minhas maiores decisões de Vida: TRATAR AS PESSOAS COMO REALMENTE MERECEM!

3 comentários:

  1. tás mm revoltada pá!espero que não seja directamente contigo, pelo menos isso!

    ResponderEliminar
  2. Avena, a lei da selva continua de facto a prevalecer... dos fracos não reza a história, diz o ditado... e é verdade. Prezo mais a força de espírito que a força física... passei por pessoas dignas de serem postas no seu lugar, não o fiz... ou pelo menos de uma forma directa... nesses casos, mtas vezes a indiferença, o desprezo são a arma mais forte... Do tipo, «já me cansei de brincar aos índios e cowboys contigo, perdeu a piada»... Quanto ao Planeta e à sua sobrevivência... Sinto que dou o meu contributo, por modesto que seja... Não faço lavagens ao cérebro a ninguém... acredito que, pouco a pouco, todos vamos pondo a mão na consciência... Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sabes o que é Nocas? É olhar para o mundo que nos rodeia... o problema está aí, quando despertamos! Tu ainda és uma privilegiada, pois és dona de ti própria e só a ti (pronto, e ao Rei da Cocada Preta...) deves explicações... Mas havemos de falar destas coisas quando cá vieres :P

    ResponderEliminar